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RFC-2350
Versão: 1.0
Data:31-10-2017
Autor: António Costa
1. Informação acerca deste documento
O presente documento descreve o serviço de resposta a incidentes de segurança informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de acordo com o RFC2350.
1.1 Data da ultima atualização
Versão 1.2 publicada em 2021/06/25
1.2 Listas de distribuição para notificações
Não existe um canal de distribuição para notificar alterações ao presente documento.
1.3 Acesso a este documento
A versão atualizada deste documento está disponível em https://csirt.utad.pt
1.4 Autenticidade deste documento
Para fins de validação, uma versão ASCII assinado com PGP está disponível em https://csirt.utad.pt.
A chave PGP utilizada para assinar é do CSIRT.UTAD e está disponível no ponto 2.8.
2. Informação de contacto
2.1 Nome da equipa
CSIRT.UTAD– Computer Security Incident Response Team da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
2.2 Morada
CSIRT.UTAD
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Serviços de informática e comunicações – Infraestruturas, Comunicações, Segurança e Suporte
Edifício de serviços comuns
Quinta de Prados
5001-801 Vila Real
Portugal
2.3 Zona horária
Portugal/WEST (GMT+0, GMT+1 em horário de verão)
2.4 Telefone
+351 259 350 012 (horário normal de funcionamento – 09h00 – 18h00).
2.6 Outras telecomunicações
Não existentes.
2.7 Endereços de correio eletrónico
csirt@utad.pt – Correio eletrónico para notificação de incidentes de cibersegurança e outros assuntos relacionados com os serviços do CSIRT.
2.8 Chaves públicas e informação de cifra
User ID: CSIRT UTAD (https://csirt.utad.pt) <csirt@utad.pt>
Key ID: 0x22F1282C Key type: RSA
Key size: 4096 Expires: 2021-11-24
Fingerprint: A023 735C 2EFD 21C6 19DC 0328 B147 2872 22F1 282C
2.9 Membros da equipa
Coordenação: Jorge Borges
Membros: Miguel Monteiro
Alberto Vasconcelos
2.10 Outra informação
Mais informação sobre o CSIRT.UTAD pode ser encontrada em https://csirt.utad.pt/.
2.11 Meios de contacto para utilizadores
O CSIRT.UTAD dispõe dos meios de contacto elencados nas secções 2.4 a 2.6
Telefone
+351 259 350 012
3. Guião
3.1 Missão
O CSIRT.UTAD tem como missão promover uma cultura de segurança informática na comunidade académica da UTAD, através da sensibilização, aconselhamento, colaboração, monitorização, coordenação, tratamento e respostas a incidentes de segurança informática.
3.2 Comunidade servida
O CSIRT.UTAD responde a incidentes de segurança informática no contexto da comunidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As gamas de endereços IP abrangidos no âmbito de atuação do CSIRT.UTAD são:
IPV4
193.136.156.0/22
193.136.4.110/32
193.136.40.0/22
193.137.58.16/29
193.137.96.0/24
IPV6
2001:690:2240::/48
3.3 Filiação
O CERT.PT é um serviço integrante do CNCS.
CSIRT.UTAD é um serviço integrado no centro funcional – Unidade de Serviços de Informática e Comunicações
4. Políticas
4.1 Tipos de incidente e nível de suporte
O Csirt.Utad responde a incidentes nas áreas de segurança informática, nomeadamente na intrusão ou tentativa de intrusão, código malicioso, disponibilidade, recolha de informação, segurança da informação, fraude, conteúdo abusivo, vulnerabilidades, etc.
Para além de incidentes de segurança informática o Csirt.Utad responde e intervém nas áreas autenticação segura, gestão do ciclo de vida de identidades digitais, cooperação, interação, definição e políticas de privacidade e proteção de dados.
4.2 Cooperação, interação e política de privacidade
A política de privacidade e proteção de dados do CSIRT.UTAD prevê que informação sensível pode ser passada a terceiros, única e exclusivamente em caso de necessidade e com a autorização prévia expressa do indivíduo ou entidade a quem essa informação diga respeito.
4.3 Comunicação e autenticação
Dos meios de comunicação disponibilizados pelo CSIRT.UTAD, o telefone e o correio eletrónico não cifrado são considerados suficientes para a transmissão de informação não sensível. Para a transmissão de informação sensível é obrigatório o uso de cifra PGP.
5. Serviços
5.1 Resposta a Incidentes
O CSIRT.UTAD prevê apoiar os administradores de sistemas na gestão dos aspetos técnica e organizacional dos incidentes. Em particular, poderemos providenciar assistência e aconselhamento com os seguimentos aspetos da gestão de incidentes:
5.1.1 Triagem de Incidentes
Determinar quando um incidente é autentico
Avaliar e priorizar um incidente
5.1.2 Coordenação de Incidentes
Determinar as organizações envolvidas
Contactar as organizações envolvidas para investigar o incidente e tomar as medidas adequadas
Facilitar o contacto com outras partes que podem ajudar na resolução do incidente
Enviar relatórios a outros CERTs
Vemo-nos como um hub de informação que conhece a instituição e consegue encaminhar os incidentes para ajudar e facilitar a resolução dos incidentes de segurança informática
5.1.3 Resolução de incidentes
Aconselhamento das esquipas locais de administração de sistemas das ações apropriadas a adotar
Acompanhar o progresso das equipas de administração de sistemas relativamente a questões de segurança
Solicitar relatórios
Dar resposta às solicitações
O CSIRT.UTAD colecionará ainda estatísticas sobre incidentes no contexto da sua constituição.
5.2 Atividades proactivas
O CSIRT.UTAD coordena e mantêm os seguintes serviços para expandir os seus recursos:
Aconselhar, pela produção de alertas, na sensibilização e recomendações de segurança contribuindo assim para o esforço, promoção e implementação de politicas e boas práticas de segurança informática.
Assegurar o correto funcionamento e a gestão do ciclo de vida das identidades digitais, nos acessos a recursos e serviços.
Monitorizar a infraestrutura, aplicações e sistemas sob a perspetiva de vulnerabilidades de segurança informática. Avaliando impactos, propondo correções e/ou alterações de modo a diminuir o risco de exposição de dados, o comprometimento de informação ou sistemas.
Efetuar regularmente auditorias de segurança informática de modo a garantir relatórios, recomendações e planos de continuidade operacional devidamente atualizados.
Definir, implementar e garantir a execução de normas e procedimentos técnicos nas suas áreas de competência.
Colaborar ativamente com outras unidades, internas ou externas, nas suas áreas de competência, participando em atividades, projetos ou task-forces de cariz nacional ou internacional promovendo a inovação e serviços inovadores à comunidade.
6. Formulários de report de incidentes
Não existem disponíveis formulários para o efeito.
7. Salvaguarda de responsabilidade
Embora todas as precauções sejam tomadas na preparação da informação divulgada quer no portal Internet, quer através das listas de distribuição, o CSIRT.UTAD não assume qualquer responsabilidade por erros ou omissões, ou por danos resultantes do uso dessa informação.