O Csirt.Utad responde a incidentes nas áreas de segurança informática, nomeadamente na intrusão e tentativa de intrusão, código malicioso, disponibilidade, recolha de informação, segurança da informação, fraude, conteúdo abusivo, vulnerabilidades.
Para além de incidentes de segurança informática o Csirt.Utad responde e intervém nas áreas autenticação segura, cooperação, interação, políticas de privacidade e proteção de dados.
O Csirt.Utad tem como objetivos específicos:
Aconselhar, pela produção de alertas, na sensibilização e recomendações de segurança contribuindo assim para o esforço, promoção e implementação de politicas e boas práticas de segurança informática.
Assegurar o correto funcionamento e a gestão do ciclo de vida das identidades digitais, nos acessos a recursos e serviços.
Monitorizar a infraestrutura, aplicações e sistemas sob a perspetiva de vulnerabilidades de segurança informática. Avaliando impactos, propondo correções e/ou alterações de modo a diminuir o risco de exposição de dados, o comprometimento de informação ou sistemas.
Efetuar regularmente auditorias de segurança informática de modo a garantir relatórios, recomendações e planos de continuidade operacional devidamente atualizados.
Definir, implementar e garantir a execução de normas e procedimentos técnicos nas suas áreas de competência.
Colaborar ativamente com outras unidades, internas ou externas, nas suas áreas de competência, participando em atividades, projetos ou task-forces de cariz nacional ou internacional promovendo a inovação e serviços inovadores à comunidade.
Como atividades adicionais o Csirt.Utad objetiva:
Promover regularmente workshops, treino e demonstrações de segurança informática, ações de sensibilização, testes de aplicações e auditorias, não só aos seus constituintes, mas também às entidades e organizações da região de TMAD.